Benefícios dos Óleos Funcionais


 Olá queridos leitores!

Você sabia que os Óleos trazem benefícios a saúde, pois possuem efeitos terapêuticos. 

"Seu objetivo é proporcionar bem estar físico e emocional, já que possui diversos componentes químicos terapêuticos".







Basta 1 colher (sopa) ao dia para iniciar o tratamento. 

Caso não conseguir ingerir o óleo puro, procure manipular em cápsulas.



Saiba qual o melhor óleo para o seu tratamento de saúde, confira:
Óleo de Abacate - Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea, possui ação antioxidante, age contra prisão de ventre e perturbações digestivas, possui ação anti-inflamatória, auxilia na desintoxicação do fígado. 

Óleo de Abacaxi- Fortalece os ossos, reduz os níveis de Colesterol, auxilia na Digestão, ajuda a Emagrecer, acelera a Cicatrização dos Tecidos, combate a Anêmia – devido sua acidez, ajuda a Normalizar a Flora Intestinal. 

Óleo de Açafrão - Usa-se no tratamento da asma, coqueluche, histeria, cálculos dos rins, fígado e bexiga. 

Óleo de Açaí- Saciedade, adstringente, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, favorece a circulação sanguínea, melhora as funções intestinais, aumenta o nível de bom colesterol, bem como diminuí o nível de colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico, reposição energética, antioxidante, cicatrizante.  

Óleo de Alecrim - Ótimo para tratar o cabelo e para estimular a circulação no couro cabeludo, o que incentiva o crescimento capilar. Ajuda nas dores musculares, reumáticas, artríticas. 

Óleo de Alfazema - Analgésico, antidepressivo, antisséptico, bactericida e descongestionante, hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo. 

Óleo de Algodão - Atua no combate ao envelhecimento. 

Óleo de Alho - Aumenta o sistema imunológico e combate os vírus, as bactéria e os fungos que são causadores das infecções. Ajuda na eliminação de açúcar no sangue, é antioxidante e previne o mau colesterol. Combate afecções catarral, gripe, resfriados, infecções do aparelho respiratório, problemas de pele, hipertensão e vermes intestinais. 
Óleo de Aloe Vera / Babosa – Acne, amenorreia, artrite, caspa, cicatrizes, constipação, feridas, herpes, queimaduras, lombriga, tuberculose, úlcera. 

Óleo de Amêndoas Doce - Anti – inflamatório, laxante, complemento de proteína, hidrata e amacia todos os tipos de pele, previne rugas e estrias.

Óleo de Andiroba - Tratamento de tosses, convulsões, doenças da pele, artrite, reumatismo, infecções de ouvido e utiliza-se para tratar feridas e arranhões. 

Óleo de Abricó - Alivia a tosse e auxilia nas dificuldades respiratórias, serve  para lubrificar e relaxar o intestino. Para a pele seca, irritada ou madura, é um hidratante e bom para a elasticidade e flexibilidade. 

Óleo de Argan - Para os cabelos: antioxidante, hidratação alta, anti-frizz, brilho, efeito contra pontas duplas, proteção UV, proteção térmica dos fios, melhora a elasticidade, estimula o crescimento. 

Óleo de Arnica Montana - Ajuda no tratamento em casos de contusões, hematomas, entorses, edemas, fraturas, bursites e tenossinovites,  pré e pós-operatório, massagens e cuidados da pele, combate ao ressecamento, rachaduras, inchaços e dores. 

Óleo de Arnica Nacional - Anti-inflamatória e re-epitelizante, é capaz de melhorar a circulação sanguínea nos vasos periféricos. 

Óleo de Arroz - Pode ser usado na hidratação da pele e melhora a oleosidade de pessoas com dermatite atópica. 

Óleo de Arruda - Pode ser usadas para compressas de feridas, contusões, fadiga, varizes, hemorroidas, reforça as veias capilares, ajuda nos problemas de dentes, dores de pés, ancas, calcanhares e rigidez dolorosa nos pulsos e mãos. 

Óleo de Aveia - Reforça o sistema imunológico e combate infecções, melhora o funcionamento do intestino, controla a quantidade de açúcar no sangue, diminui o colesterol ruim, controla a pressão arterial e facilita a digestão. 

Óleo de Avelã - Bom para a anêmia, diabetes, evita o risco de câncer, antienvelhecimento e é um relaxante para a pele

Óleo de Anis Estrelado - Cura problemas gastrointestinais, boa digestão, reduz a dor de cólicas, remove as congestões dos pulmões e problemas respiratórios. 

Óleo de Borragem - Útil para a pele saudável e combate as rugas, ação anti-inflamatória, em caso de bronquite, possui propriedades expectorantes, evita danos no fígado de alcoólatras. 

Óleo de Buriti - Perfeito para peles e principalmente para tratamentos de rejuvenescimento. Tem alto poder de ser absorvido pela pele, deixando-a com uma aparência de luminosidade e nutrição perfeita. 

Óleo de Banana - É utilizado como diluente de esmaltes e solventes. 

Óleo de Bétula – Antidepressivo e estimulante, analgésico, antisséptica, diurético. 

Óleo de Boldo -  É um protetor do fígado e da vesícula biliar, estimulante hepático sendo indicado para insuficiência hepática, congestão biliar, digestões pesadas e cálculos biliares (cole litíase), hepatite, hepato-discinesia biliar. 

Óleo de Cártamo – Aceleração na perda de gordura, regularização no nível de colesterol LDL e triglicerídeos, aumento de energia e imunidade, aumento de definição muscular, previne o aparecimento de celulite. 

Óleo de Canela – Usado como antisséptico e como protetor solar em cremes e bronzeadores. 

Óleo de Cânfora - Propriedades estimulantes, anti-espasmódico, antisséptico, descongestionante, anestésicos, anti-nevrálgica, anti-inflamatório. reduz a tosse, inflamação geral, contusões e entorses. 

Óleo de Canola - Útil para o tratamento de diabetes desde a fibrose cística até a esclerose múltipla. Também é útil para tratar condições da pele, tais como dermatite. 

Óleo de Castanha do Pará – Atua contra a queda de cabelo e auxilia na cicatrização, redução no risco de câncer de próstata, usado como umidificador da pele, também é usado como lubrificante em relógios, para se fazer tintas para artistas plásticos e na indústria de cosméticos. 

Óleo de Castanha da Índia - Atua na circulação,fortalecendo os vasos sanguíneos diminuindo a fragilidade capilar. Auxilia no tratamento e prevenção de varizes e hemorroidas e dores nas pernas. 

Óleo de Calêndula - É antisséptico e cicatrizante de primeira ordem, principalmente evitando infecções em ferimentos e escoriações. É na fabricação de cosméticos que faz o seu reinado: os diversos princípios ativos do óleo são responsáveis pelos eficientes efeitos no tratamento de pele e cabelos. 

Óleo de Camomila - Indicado para o alívio de dores musculares, de cabeça, enxaquecas, de dentes, de ouvidos e para o reumatismo, aconselhada para o tratamento de vários tipos de problemas de pele – acne, eczema, erupções cutâneas, feridas, pele seca, dermatites e reações alérgicas em geral. 

Óleo de Cenoura - Anti-inflamatórios cicatrizantes e citofiláticos. Agem bem também em eczemas, psoríases e dermatites. 

Óleo de Centelha Asiática - Recomendado para aplicações de proteção e anticelulite, como base para massagens. 

Óleo de Cereja - Propriedades regeneradoras, cicatrizantes e hidratantes. 

Óleo de Chá Verde - ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias, fortalece as artérias e veias. Ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gordura corporal. 

Óleo de Capsicum – Utilizado como base para sprays de gás de pimenta. 

Óleo de Coco - Babaçu - Fins alimentícios e na fabricação de margarinas, ativa o metabolismo e a queima de gordura aumenta a imunidade, melhora o funcionamento da tireoide, hidrata e mantêm os cabelos sedosos e é utilizado como hidratante pós-banho. 

Óleo de Coco Extra Virgem - Fortalece o sistema imunológico, protege o organismo contra vírus, bactérias, fungos, combate o envelhecimento e preveni doenças crônicas, rápida digestão, estimula o metabolismo e tem efeito termogênico que ajuda no emagrecimento. 

Óleo de Copaíba – É indicado para cicatrização, diminuição do ácido úrico, dermatoses, tumores e é antisséptico. 

Óleo de Cravo - Ação antifúngica, combate frieiras, micoses diversas nas unhas, pé-de-atleta, feridas, manchas brancas nas costas, inchaços, contusões, é muito usado na odontologia, aliviando dores nas gengivas e dentes, e é utilizado para aliviar a coceira nas gengivas de bebês. 

Óleo de Catuaba - Afrodisíaco. 

Óleo de Damasco – Utilizado na cura de eczemas, sarnas, coceiras e psoríase. De rápida absorção pela pele, ajuda na manutenção deixando-a lisa e elástica. 

Óleo de Erva Cidreira - É um calmante, antidepressivo, antialérgico (embora possa irritar peles sensíveis), digestivo, revigorante, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos. 

Óleo de Erva Doce - Alivia distúrbios digestivos, possui propriedades antimicrobianas e promove a perda de peso,  tem sido utilizada para tratar a insônia e cólicas dos bebês estômago. 

Óleo de Eucalipto Citriodora - Tratamento respiratório, ele é antisséptico, expectorante e antiespasmodico. Ajuda a secar o catarro e combate a sinusite. Tem sido também  indicado para pneumonia, bronquite, tuberculose, asma, tosses e congestão pulmonar. 

Óleo de Eucalipto Glóbulos – É muito usado em inalações para aliviar os sintomas da gripe, sinusite e tosse com muco. Poderoso antisséptico, podendo ser utilizado para eliminar germes aéreos. 

Óleo de Gengibre - É usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca; artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarreia, vômitos e dor abdominal. 

Óleo de Gergelim - Promove saciedade e ajuda na prevenção de flacidez, é ótimo para controle de glicemia sanguínea, constribuindo para a boa disposição. 

Óleo de Girassol - Atua favoravelmente sobre a pele, caso de hipercelesterolemia, arteriosclerose e problemas relacionados ao sistema nervoso central, tem ação emoliente, reepitelizante e auxilia na cicatrização. 

Óleo de Gérmen de Trigo – Reduz o açúcar no sangue e aumenta o oxigênio das células; para a pele: ajuda na formação da pele nova nas áreas feridas ou queimadas, previnem partos e abortos prematuros. 

Óleo de Ginkgo Biloba - Ação anti-inflamatória, antifúngica, antibacteriana, antidepressiva, anti-diabética e é auxiliar no tratamento de labirintite. 

Óleo de Goiaba – Ajuda a eliminar o mau colesterol, triglicerídeos, combate diarreia, fadiga, alergias, hemorragias e infecções. 

Óleo de Guaco - Usado no tratamento de bronquites, tosses, como expectorante e outras afecções respiratórias. 

Óleo de Jojoba - É conhecido por ser eficaz contra várias disfunções epidérmicas, tem as qualidades de penetração e cicatrização. 

Óleo de Jaborandi - Funciona como um diurético eficaz e no tratamento de reumatismo. 

Óleo de Laranja - Previne e auxilia no tratamento de alguns tipos de câncer - como os de próstata, de estômago, de fígado, de intestinos, de pâncreas, de mama e de pulmão. 

Óleo de Limão – Ativa a circulação periférica, também pode favorecer e acelerar, através de uso interno. Muito eficaz na desintoxicação do organismo, portanto no tratamento da obesidade. 

Óleo de Linhaça - É usado frequentemente por diabéticos, previne a obesidade, ajuda a reduzir o apetite. 

Óleo de Macadâmia - Equilibra os níveis do colesterol HDL e LDL, reduz a glicemia e favorece a quebra de gordura dos tecidos que envolvem o fígado e o coração. Possui destacada atividade no controle da pressão sanguínea. 

Óleo de Mamona / Ríceno – Massagens, funciona como um laxante e trata constipação, pode aliviar muitos dos distúrbios menstruais, doenças graves como: esclerose múltipla, doença de Parkinson, paralisia cerebral. 

Óleo de Maracujá - Reduz a ansiedade, melhora o sono, diminuindo o stress e o cansaço em geral. 

Óleo de Melaleuca - Como um óleo facial, penetra na pele facilmente, dando o tom e suavidade. Regenera as células e não tapa os poros. É indicado para problemas de acne e para massagens terapêutica. 

Óleo de Menta Hortelã – Encontrado em xampus e sabonetes, que dão ao cabelo um cheiro mentolado e produz uma sensação refrescante na pele. 

Óleo de Menta Piperita - Atua contra dores musculares, coluna, dores de cabeça, dor de dente, cólicas abdominais, sinusite, micose, impige, frieiras. Contra dores musculares, dores de cabeça, dores na coluna e cólicas abdominais. 

Óleo de Macela - Propriedades antialérgicas, antiespasmódica, anti-inflamatória, anti-irritante, estomáquica, sedativa, tônica. Indicada para afecção nervosa, histeria, problema menstrual, febre intermitente, flatulência, má digestão; peles e olhos avermelhados, inflamação na pele, sarda, mancha senil nas mãos, joelhos e cotovelos ásperos, alergia na pele. 

Óleo de Mamão - Função laxante auxilia no combate da obesidade, inibidor de apetite, dá sensação de saciedade, melhora o funcionamento Intestinal, reduz os níveis de colesterol e triglicérides. 

 Óleo de Manga - Fortalece o cabelo, a pele e as unhas. 

Óleo de Manjericão – Propriedades analgésicas, antidepressivas, antisépticas, antiespasmódico, antitóxico, afrodisíaco, bactericida, carminativo, cefálico, digestivo, emenagogo, expectorante, febrífugo, galactagogo, inseticida, nervino, tônico estomacal, sudorífero, tônico geral, fortificante, estimulante e vermífugo. 

Óleo de Margarida – Alteração do metabolismo dos carboidratos, hipertensão, baixa imunidade, fadiga, queimaduras, cortes, dores, problemas de pele, sangramento de gengivas e higiene dental, cicatrização de herpes labial. 

Óleo de Melancia - É usado para estados febris, bem como um anti-helmíntico. Ajuda na rápida cicatrização de feridas, queimaduras e prevenção de câncer de pele. 

Óleo de Mirra - Sua ação refrescante pode ajudar a reduzir furúnculos, ulcerações cutâneas, ferimento, especialmente escaras, controla feridas com secreção e pele rachada e supurada, usado tratando doenças como bronquite, resfriados, inflamações de garganta, acúmulo de catarro, faringite e tosse. 

Óleo de Milho - Pode ser usado para refogar, fritar e temperar. Pode também entrar no preparo de pães e bolos. 

Óleo de Morango - É estimulante do apetite, contra a prisão de ventre, hemorroidas, é diurético, antirreumático, alcalinizaste, combate a febre, laxante, facilita a digestão, fortifica os nervos, depurativo do fígado, doenças dos rins e auxilia na circulação sanguínea. 

Óleo de Nozes - Possui ação antioxidante. Atua formando uma película protetora que impede o envelhecimento precoce da pele. 

Óleo de Noz Moscada - Para os casos de gases, náusea, ânsia de vômito crônica, mau hálito e diarreia, regulam problemas de fluxo escasso e aliviando as cólicas menstruais, é considerado útil no tratamento de problemas sexuais. 

Óleo de Orégano – Poderoso agente antioxidante e anti-inflamatorio, eficaz no tratamento de infecções de todos os tipos, como furúnculos, feridas inflamadas, pneumonia, acne, sinusite, amigdalite, artrite e tuberculose. 

Óleo de Oliva - Retarda o processo de envelhecimento celular, reduz a morte celular e a inflamação vascular. 

Óleo de Palmiste - Permite a redução de colesterol. 

Óleo de Peroba - Da limpeza e conservação de madeiras feitas à base de extratos vegetais, com efeito hidratante sobre a superfície onde é aplicado. 

Óleo de Pequi – Previne tumores e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tem efeito tonificante, eficaz para o tratamento de bronquites, gripes e resfriados. 

Óleo de Pêssego - Indicado como diurético, laxante, calmante. Usado em cremes faciais, corporais e capilares, xampus opacos e óleos de banho. 

Óleo de Pimenta Rosa - Eficiente no tratamento de febres, tumores, doenças da córnea e das vias respiratórias e urinárias. 

Óleo de Pitanga - Tem como suas principais propriedades medicinais: afecções do fígado, bronquite, cólica menstrual, diabete, diarreia, diarreia infantil, disenteria, gota, hipertensão, infecções da garganta, limpar e descongestionar a pele do rosto, queda e oleosidade dos cabelos e reumatismo. 

Óleo de Prímula - Aplicações para: artrite reumatoide, dor no peito, eczema, diabetes, alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual, reduz a quantidade de LDL, regulação do nível de colesterol sanguíneo, regulação da pressão sanguínea, obesidade, esclerose múltipla, artrite, reumatismo, alcoolismo. 

Óleo de Romã - Nutre e regula o equilíbrio da umidade, restaurando a pele com Ácidos Graxos, combate a formação de coágulos sanguineo, alivia sinais de cansaço, retarda o aparecimento do envelhecimento. 

Óleo de Rosa Mosqueta - Promove a remoção da cicatriz da pele, e estimula o rejuvenescimento e ação antirrugas, antibolsas e antiolheiras, possui uma  ação hidratante, proporcionando maciez e suavidade à pele do corpo, previne  e trata as manchas de varizes e estrias. 

Óleo de Salsa - Utilizado na aromatização de carnes, enlatados e vegetais processados, usado como adjuvante no tratamento de problemas gastrointestinais, urinários e como indutor de menstruação. 

Óleo de Sucupira – Tratamento de infecções na garganta. 

Óleo de Semente de Uva - É de grande utilidade na prevenção de estrias, muito utilizado na culinária substituindo com vantagens o azeite pois possui a característica de aumentar o bom colesterol e diminuir o mal colesterol e triglicérides, diminuindo os riscos de doenças vasculares. 

Óleo de Semente de Abóbora - Utilizado para tratar o câncer de próstata, usa-se para prevenir manchas na pele e é anti-inflamatório. 

Óleo de Tomate - Atua na remoção de: manchas, rugas e flacidez. 

Óleo de Tomilho - Pomada ou creme para combater infecções sérias, antisséptico, antibacteriano, antifungos, antioxidante, adstringente; destrói infecções parasitárias, , contém a tosse, reduz gases e indigestão, estimula a menstruação, limpa a congestão pulmonar, estimula o sistema imunológico e a circulação. 

Óleo de Urucum – Evita a dilatação dos poros, a formação de cravos e o acúmulo de gorduras. É coadjuvante de filtro solar, ajuda a bronzear e manter a pele bronzeada dando um tom mais alaranjado a pele. 


Comentários