IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DO LIMÃO

Olá queridos leitores, hoje vou falar um pouquinho sobre a CITROTERAPIA (Terapia do limão) e seus benefícios.

O suco de limão impede o desenvolvimento do escorbuto, doença debilitante pela deficiência de vitamina C. O efeito anti-escorbuto deu origem ao nome científico, ácido ascórbico.

O limão, mais especificamente a vitamina C é um agente antioxidante hidrossolúvel no organismo (chamada de limoneno), desobstruindo as artérias, ou seja, removendo as placas de gorduras, os temidos ateromas.
Além de fortalecer o sistema imunológico; retardar o envelhecimento precoce; bloquear os radicais livres oferecendo, assim, proteção contra o câncer.

Também fortalece os capilares, vasos sanguíneos diminutos, e as paredes celulares, sendo um agente essencial na formação do colágeno (proteína do tecido conjuntivo), prevenindo equimoses, promove a cicatrização da pele e mantém os tendões e ligamentos fortes e sadios.

O limão favorece também a produção de hemoglobina nas hemácias sanguíneas e auxilia o organismo a absorver o ferro dos alimentos, por esse motivo dou o exemplo de comer "feijão com laranja", o casamento do ferro e da vitamina C, ou de temperar "a carne (fonte de Fe) com o limão (vitamina C)", fazendo com que o ferro seja melhor absorvido no nosso organismo.

Não há fruto que seja compatível com o limão na prevenção de enfermidades. Riquíssimo em ácido cítrico, ele é anti-séptico natural, que combate a fermentação gastro-intestinal, destruindo micróbios e criando ambiente invulnerável à ação dos germes.

O suco de 2 limões contém 70mg de vitamina C sendo que a ingestão diária recomendada é de 60mg para homens e mulheres sadios. Os fumantes necessitam de 100mg diariamente.
Em caso de enfermidades  é necessário consumir doses mais elevadas, podendo chegar até 1000mg/dia.
Em uma alimentação habitual consumindo quantidades excessivas de ovos, chocolate, carnes vermelhas, carne suína, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, maionese, catchup, açúcar, entre outras substâncias, comprovadamente eleva a acidez sanguínea, ficando o organismo mais vulnerável a diversas patologias, inclusive o câncer.

MITO: "É um erro pensar que o limão afina o sangue. Na verdade, ele elimina o excesso de viscosidade, oferecendo prevenção contra infartos e derrame cerebral."

Pessoas com gangrena nos dedos dos pés e nas pernas, causadas por trombose arterial, obtêm resultados extraordinários ao submeterem-se a tratamneto com limão. Sem o tratamento, o excesso de viscosidade no sangue produz várias enfermidades causadas pela má circulação, como: varizes, flebite, embolia e trombose.

O limão neutraliza o ácido úrico, um dos principais causadores de artrite, reumatismo, gota e artrose. Estas enfermidades causam inflamação nas articulações do joelho, tornozelo, cotovelo, punho, dedos e na coluna vertebral.
O ácido úrico é um ácido eliminado do organismo através da urina, sendo o resultado final do metabolismo das proteínas, em excesso, o ácido úrico forma grandes depósitos nas articulações causando inflamações local, ou forma cristais nas vias urinárias (cálculos renais).

Observação: Pessoas com cálculos renais devem moderar o consumo de vitamina C.

TRATAMENTO:
Deve-se ingerir o suco do limão puro, sem adição de água e açúcar, em jejum (primeiras horas do dia). O desjejum deve ocorrer somente após 3 horas.

TABELA

1º DIA
1 limão
2º DIA
2 limões
3º DIA
3 limões
4º DIA
4 limões
5º DIA
5 limões
6º DIA
6 limões
7 º DIA
7 limões
8º DIA
8 limões
9º DIA
9 limões
10º DIA
10 limões
11º DIA
9 limões
12º DIA
8 limões
13º DIA
7 limões
14º DIA
6 limões
15º DIA
5 limões
16º DIA
4 limões
17º DIA
3 limões
18º DIA
2 limões
19º DIA
1 limões


 Boa sorte no tratamento e na prevenção com a "CURA DO LIMÃO".





Comentários