Imagine um grão 4 vezes mais nutritivo que seus semelhantes.
Conheça um pouco deste cereal que está fazendo sucesso para quem quer emagrecer...
- Como é um alimento rico em propriedades nutricionais, ele pode substituir outras guarnições mais calóricas. Trazendo uma rápida saciedade e por fim ajudando a emagrecer.
- Mas não esqueça o grande "segredo" é saber utilizá-lo e aproveitar seus benefícios. Quando associado a hábitos saudáveis, a uma alimentação regrada, à atividade física e acompanhado por disciplina, os resultados são positivos".
Conheça um pouco deste cereal que está fazendo sucesso para quem quer emagrecer...
Ele é um grão de trigo torrado, ainda verde, colhido antes de amadurecer e é altamente nutritivo. "Para se ter uma ideia, ele possui quatro vezes mais fibras do que o arroz integral".
Este cereal é composto por proteínas, carboidratos, fibras e baixo teor de gorduras. Ele apresenta, ainda, em sua composição, as vitaminas C, B1, B2, A e E, além de cálcio, cobre, ferro, potássio, magnésio, sódio e zinco.
BENEFÍCIOS:
- O freekeh é considerado um alimento controlador, já que possui baixo índice glicêmico, ou seja, é um carboidrato que, após ser consumido, não eleva a glicose sanguínea rapidamente. Justamente por isso, ele pode e deve ser incorporado na alimentação dos diabéticos.
- Ele também é considerado um regulador do trânsito intestinal, porque possui alta concentração de fibras. Esse último fator está fazendo com que muitas mulheres utilizem o grão em dietas para perda de peso, já que, por ser um alimento rico em fibras, confere saciedade e auxilia o bom funcionamento do intestino, além de possuir baixo teor de gordura.
- Além de todos esses benefícios, é rico em propriedades prebióticas, uma vez que estimula o crescimento e/ou ativa algum grupo de bactérias "boas" do intestino. Pois, a fermentação do amido (presente no freekeh) aumenta a concentração e a excreção do butirato (que é um ácido graxo de cadeia curta) no organismo, mantendo a mucosa do intestino íntegra e renovando as células. "Por esse motivo, o consumo do freekeh pode ser associado com uma diminuição do risco de desenvolvimento de doenças intestinais degenerativas como a diverticulite e o câncer colorretal.
- Além disso, sua utilização é prática e versátil: é possível preparar uma refeição saudável sem gastar muito tempo. "O freekeh tem um aroma defumado e um sabor amendoado, o que o torna mais aceitável do que outros cereais, como a quinoa".
Confira a tabela comparativa de calorias e macronutrientes de alguns cereais:
COMO USÁ-LO:
Ele pode ser servido como guarnição/acompanhamento no lugar do arroz, do macarrão, da batata, em receitas mais elaboradas: como ingrediente para sopas, recheios, legumes, e saladas; como farinha, semolina e farelo para pães, bolos e massas. Uma ótima opção para os vegetarianos é utilizar como base para hambúrgueres, substituindo a carne.
RECEITINHA:
Salada Freekeh
Ingredientes:
- 1 xícara de freekeh (trigo verde);
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- 2 xícaras de chá de água;
- 1 pepino pequeno cortado em cubos;
- 6 tomates cereja cortados ao meio ou em 4 partes;
- 1/4 de xícara de chá de manjericão picado;
- Suco de 1 limão;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo:
- Aqueça o azeite em uma panela média em fogo médio;
- Adicione o freekeh e mexa até que esteja levemente tostado, cerca de 4min;
- Adicione a água para cobrir e leve para ferver;
- Cozinhe até que a água tenha reduzido, cerca de 20min;
- Retire do fogo, cubra com uma tampa ou toalha e deixe descansar por 5min;
- Transfira para uma tigela grande e deixe esfriar;
- Adicione o pepino, tomate, manjericão e suco de limão e misture;
- Tempere com sal e pimenta e sirva.
OUTRAS RECEITINHAS...
SALADA DE FREEKEH COM AMÊNDOAS E GRÃO DE BICO
SALADA DE FREEKEH COM CENOURA, ERVILHA E PASSAS
SALADA DE FREEKEH COM IOGURTE
Comentários
Postar um comentário