A hora do SUCO

Olá leitores!

Estou iniciando uma especialização em TROFOTERAPIA, ou seja, "saber o que comer e não comer. Como fazer um cardápio balanceado, alimentos indicados e proibidos para determinados problemas de saúde. Importância do jejum, da respiração e do sol para alimentar e desintoxicar o organismo".

Todos sabem que os maus hábitos alimentares são os maiores inimigos da saúde. Nos dias de hoje estamos enfrentando um problema sério, a obesidade, que vitima a população em todas as faixas etárias e níveis sociais, e que se encontra presente na base de várias enfermidades, algumas gravíssimas.
Comer bem é um meio de evitarmos complicações para a saúde provocadas pela alimentação em excesso e ruim. 
Saibam que as VERDURAS E FRUTAS apresentam poderes terapêuticos, da forma mais completa possível e é uma excelente sugestão para mudanças dos hábitos alimentares e a conquista de mais qualidade de vida.

Na forma de SUCOS, é um bom hábito para se manter saudável e a melhor maneira de prevenir doenças e manter a silhueta em forma.







Bem, que tomar sucos é gostoso e faz bem todo mundo já sabe. Que algumas composições são indicadas para a prevenção e tratamento de alguns males também.
Mas, o que nem todos sabem é que alguns sucos, de acordo com suas propriedades e indicações, agem de maneira mais apropriada, dependendo do momento do dia em que eles são ingeridos.


CAFÉ DA MANHÃ

O café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia. É nela que preparamos o nosso corpo para a maratona que iremos enfrentar ao sair de casa, seja na escola, no trabalho, ...
Estar bem alimentado pela manhã não só ajuda a manter nossa disposição como também melhora nosso humor, o que por si só transforma a ideia de levantar cedo em algo positivo. Saber,escolher os componentes que irá consumir pela manhã são de suma importância.

Dê preferência aos sucos que contêm alimentos ricos em energia e vitamina C. Juntos esses componentes irão ajudá-lo a manter-se cheio de pique ao longo do dia, além de proteger seu corpo contra a ação de agentes nocivos externos, como gripes e resfriados.

BANANA - energética e saborosa, essa fruta é a preferida no preparo de nutritivas vitaminas.

CENOURA - apesar de não ser uma fruta, a cenoura é muito boa para ser consumida pela manhã. Sua alta concentração de vitamina A é ótima para começar bem o dia.

LARANJA - Nela estão presentes alguns dos nutrientes que ajudarão a proteger seu corpo durante o dia, como a vitamina C.

MAÇÃ - Ótima opção para aqueles que se sentem preguiçosos demais pela manhã, sendo melhor que a cafeína para espantar o sono.


LANCHE DA MANHÃ

Quando a ideia é manter uma dieta saudável, lanchinhos ricos em gorduras não são recomendados pra tapear a fome naquele período de tempo que separa o café da manhã do almoço. Como não se deve ficar muito tempo em jejum, que tal tomar um suco nesse primeiro intervalo do dia?

MELÃO - possui grande quantidade de água, ajudando a hidratar o corpo.

UVA - rica em sais minerais.


ALMOÇO

A primeira grande pausa do dia normalmente dá aquela preguiça gostosa. Após uma boa refeição, optando por uma "alimentação balanceada", nada melhor do que repousar num lugar agradável e aproveitar para conversar com os colegas. Ainda que você deve evitar tomar líquidos enquanto come, nada impede o consumo de sucos após se alimentar, preferencialmente, quinze minutos depois.

ABACAXI - por ser dotado de uma enzima conhecida como "bromelina", esta fruta é muito recomendada para ser consumida após as refeições, pois ajuda na digestão das proteínas. Além disso, é rico em fibras, ótimas para o intestino.

MAMÃO - além de ser uma ótima opção para a sobremesa, a fruta contém a "papaína", uma substância vital para o bom funcionamento do nosso aparelho digestivo.

TANGERINA - rica em magnésio, mineral importante na síntese das proteínas, é muito famosa por suas propriedades diuréticas e digestivas.


LANCHE DA TARDE

Ainda falta um tempinho considerável para a hora do jantar, mas lá está seu estômago, outra vez, querendo atenção. Entre o consumo moderado de alguns alimentos (barrinha de cereal, bolacha de água e sal) e uma xícara de chá ou café, você também pode optar por comer uma fruta.

MORANGO - deliciosos e ricos em nutrientes, como o ferro.

PÊRA - saborosas, práticas e ricas em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino.


JANTAR

Esta é uma refeição que requer cuidado. Muitas pessoas tem o costume de descontar no jantar as coisas ruins que aconteceram durante o dia, como o estresse no trabalho ou na escola, comendo além do necessário para "afogar as mágoas". Não caia nessa armadilha, quase sempre sem volta. Comer é bom, mas deve ser encarado com cautela. No jantar, especialmente, pois na maioria dos casos essa refeição é seguida pelo jornal na TV sentado no sofá, o banho quente e, por fim, a confortável cama. Ou seja, como suas atividades físicas normalmente decrescem na parte da noite, o ideal é que seu jantar seja uma refeição leve, rica em saldas e pobre em carboidratos e gorduras. A escolha do suco para tomar alguns minutos após comer também é importante.

CAQUI - altamente recomendado para aqueles que tem problemas de estômago, esta fruta pode ser a opção ideal para quem quer relaxar após o jantar.

KIWI - possui quantidades razoáveis de fibras solúveis, que ajudam a melhorar os níveis de colesterol.

LIMÃO - um poderoso tônico para a saúde, é eficaz no combate ao mau hálito, obesidade e alergias.

MARACUJÁ - ainda que seja cheio de vitaminas, é conhecido pelo seu efeito calmante e relaxante, nada mais ideal para consumir a noite, quando tudo que queremos é descansar.

Breve mais temas sobre o assunto.....










Comentários