Vinho pode impedir aumento de peso?


Você sabe que é bem comprovada a potente ação antioxidante dos polifenóis presentes no vinho, que está diretamente ligada à diminuição da ação danosa dos radicais livres, neutralizando as suas atividades e retardando o processo de envelhecimento dos órgãos e tecidos...

Mais o que talvez é novidade para você...é que no VINHO TINTO encontra-se uma substância chamada “piceatannol”, onde estudos comprovam  que pode retardar a geração de células novas de gordura e impedir que elas se tornem maduras, ajudando assim no processo de emagrecimento.
(Pesquisa realizada pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos).

 

 
Qual vinho e quanto tomar para usufruir de seus benefícios?

Os vinhos tintos tem cerca de 10 vezes mais polifenóis que os brancos, pois quando são produzidos as cascas ficam em contato com o sumo das uvas, concentrando os polifenóis. É por isso que os tintos apresentam mais benefícios para a saúde.

As uvas e os sucos de uvas também contém polifenóis, porém o álcool presente no vinho potencializa a sua absorção no organismo. Portanto teremos um aproveitamento muito maior dos polifenóis presentes em uma taça de vinho do que em um copo de suco de uva.

 
Em linhas gerais recomenda-se um consumo diário de até aproximadamente 250 ml para homens e 200 ml para mulheres.

Para se beneficiar do resveratrol, cerca de 150 ml diários são suficientes, consumidos com regularidade.

Porções referentes à 1 taça (150 ml) _

Tabela nutricional % VD (*)
Calorias (valor energético) 108 kcal 5,4 %

                            
Carboidratos 2,55 g 0,85 %
Proteínas 0,3 g 0,4 %
Gorduras totais 0 g 0 %
Gorduras saturadas 0 g 0 %
Fibra alimentar 0 g 0 %
Sódio 7,5 mg 0,31 %
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.



Mas não se esqueça que vários fatores influenciam na quantidade recomendada para consumo seguro de álcool: sexo, idade, constituição física, genética, condições de saúde e uso de outras substâncias.

  

Bom, diante dessas informações não precisamos pensar duas vezes ao abrir um vinho e saboreá-lo, afinal, em poucas situações teremos uma substância ao mesmo tempo tão benéfica e tão agradável e prezerosa!

Espero que tenham gostado,
Aprecie seu vinho sem culpas e com moderação!

E lembrem-se "Se beber, não dirija! "

 



CURIOSIDADES:
 
 
Mulheres que saboreiam uma ou duas taças de vinho tinto por dia, engordam menos que as abstêmias. A pesquisa   realizada por Brigham and Women's Hospital Boston, nos Estados Unidos, avaliou por 13 anos 19.200 americanas a partir de 39 anos. O estudo sugere que o corpo processa as calorias do álcool de forma diferente das dos alimentos.  


Comentários