FERIAS ESCOLARES...O QUE PREPARA PARA AS CRIANÇAS....

Olá querido(a) leitor(a),

“Envolver a criança na preparação dos alimentos e aos poucos explicar a importância de cada um deles é uma ótima alternativa para estimulá-la a adquirir novos hábitos”.


Com as férias escolares, uma dúvida surge na cabeça dos pais: como manter a alimentação dos filhos balanceada, quando se sentem liberados para brincar, passear e, consequentemente, comer o que bem entendem?

Existem diversas maneiras de fazer com que a criança se alimente de forma saudável e sinta prazer em comer frutas, verduras e legumes. “Há vários tipos de lanches diferentes que podem se tornar atrativos e divertidos. Convidar as crianças para a preparação é uma boa sugestão e assim estimula a boa alimentação”.

“Brincar com a imaginação durante o preparo também é uma técnica que funciona muito bem. Cores diferentes de sucos, adicionando couve no de limão, cenoura no de laranja, e utilizando o morango, por seu vermelho intenso, por exemplo, é uma opção atrativa e saudável. Permitir que a criança brinque com as frutas dando nomes e cores nas misturas, é uma maneira lúdica de fazer com que elas ‘tomem gosto’ por esse tipo de alimento”.

Outra dica natural é preparar recheios coloridos para os sanduíches. O recheio laranja pode ser feito batendo-se o requeijão com cenoura crua no liquidificador, o recheio vermelho, com beterraba, o amarelo, com milho, sendo que o sanduíche pode ter duas ou mais camadas tornando-o ainda mais colorido e saudável.

A imaginação ainda pode ir além, na decoração dos pratos. Uma salada pode se tornar um personagem de quadrinhos ou desenho animado, por exemplo. As folhas, rodelas de tomates variados, ervilha e palmito podem se transformar em uma divertida brincadeira de montar carinhas com cabelo, olhos e boca. “Nessa brincadeira toda, ainda é possível adicionar alimentos que vão auxiliar na saúde das crianças, como optar por um achocolatado mais concentrado em cacau, quando elas quiserem um leite para acompanhar o lanche, e utilizar a semente de linhaça e ervas como ingrediente surpresa nos patês e recheios para dar cor”.

Os lanches tradicionais também podem se tornar saudáveis, através da substituição de alguns ingredientes. O misto quente pode ser feito com pão integral, ao invés do branco, e com peito de peru, ao invés do presunto e mortadela, pode-se adicionar granola e aveia, ao leite ou iogurte, ao invés cereal de milho e açúcar. Ao invés de queijo mussarela ou cheddar na torrada, deve-se utilizar o queijo ricota, tipo cottage ou polenguinho. Assim, os pequenos passam a gostar desde cedo dos alimentos importantes para seu desenvolvimento, e naturalmente adquirem hábitos saudáveis quando mais velhos. As dicas também são válidas para todo o ano, principalmente no preparo de lanches para a merenda!



Preparo de lanches deliciosos, nutritivos e divertidos.



Outra sugestão é misturear frutas picadas na gelatina.



















RECEITINHA RÁPIDA________________________________


Bolo de Caneca no Microondas

Ingredientes
· 1 ovo
· 2 colheres (sopa) rasa de toddy 
· 3 colheres (sopa) rasa de açúcar
· 4 colheres (sopa) rasa de farinha de trigo
· 1 colher (sopa) de óleo
· 1 colher (café) rasa de fermento em pó
· 4 colheres (sopa) de leite
Calda::

· 2 colheres (sopa) de toddy
· 1colher (sopa) de margarina
· 1/2 xícara de leite

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes dentro de uma caneca de aproximadamente 300 ml ou mais. Mexa até a massa ficar homogênea, coloque no microondas por 3 minutos.

Calda:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, deixe engrossar um pouquinho, se gostar de muita calda apenas dobre as medidas. A calda tem que ser colocada assim que o bolo sai do microondas. E não pode retirar o bolo da caneca.




Comentários