BENEFÍCIOS DA PIPOCA


Segundo estudos, a PIPOCA reúne certos antioxidantes, ou seja, ela seria uma aliada ardilosa na guerra contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce a câncer. "A pipoca é o único snack formado 100% pelo grão.
E, se o milho que levar para casa der origem a uma pipoca naturalmente amarela ou creme, bingo! Sinal de que a parte fofinha do alimento é ainda fonte de carotenoides. "Essas substâncias também atuam como antioxidantes e, no corpo, são convertidas em vitamina A". A transformação é ótima para o sistema imunológico e para os olhos que ficam blindados contra degeneração macular relacionada à idade.
Como num passe de mágica, o grão duríssimo se transforma em um floco branco e macio.
Nesse novo e irresistível formato, uma substância chama a atenção dos experts em saúde: o amido
resistente. Preste atenção porque a notícia, aqui, é mais quente do que pipoca recém-saída da panela: esse carboidrato duro na queda passa intacto (ou quase) pelo aparelho digestivo e assim não provoca altas repentinas nos níveis de glicose. E quem ganha com isso é nada mais nada menos do que quem está no grupo de risco do diabete tipo 2.
Apesar de grudenta, a casca da pipoca está cheia de atributos. Afinal, nela também estão doses generosas de fibras, substâncias que contribuem para a formação do bolo fecal. "Para eliminá-lo com maior facilidade, é necessário aumentar o consumo de água”. O melhor é que o papel das fibras não fica restrito a dar um empurrão ao funcionamento do intestino. Elas também são reverenciadas por tornar a digestão mais lenta, prolongando, assim, a sensação de barriga forrada - uma vantagem e tanto para quem quer derrubar o ponteiro da balança.



Mas não vá achando que o sinal está verde para se entupir com a pipoca vendida no cinema ou a industrializada para microondas. O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um fiozinho de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica.

Bote mais milho na panela porque lá vem outra boa nova: a campeã de audiência na sessão da tarde e no escurinho do cinema oferece ácido fólico, vitamina importante para mulheres em idade fértil e que desponta em diversas pesquisas como protetora do coração. Contém ainda pequenas doses de minerais como o fósforo e o potássio, uma dupla que atua no sistema nervoso, na formação dos ossos e na manutenção dos músculos.

Final feliz e boa pipoca.



Recomendação de consumo diário 20g ou 1 xícara e meia (chá)
Valor calórico em 20g: 100 calorias


Comentários