BATATA YACON - alimento ou remédio?


Com sabor agradável, atribui-se ao yacon propriedades antioxidantes e medicinais, sendo utilizado na melhoria da flora intestinal, na redução do colesterol, no controle do diabetes e no emagrecimento (sua fibra auxilia no controle da saciedade).

Conheça suas propriedades ________________________________

O yacon é uma raiz tuberosa, oriunda da região Andina, que tem sido considerada em alguns países como alimento funcional em decorrência de seu conteúdo de fibras alimentares solúveis e prebióticos- assim como a sua baixa digestibilidade pelas enzimas do trato gastrointestinal humano, estímulo seletivo do crescimento e atividade de bactérias intestinais promotoras da saúde.


O conteúdo de proteínas e lipídios é baixo e o mineral mais abundante é o potássio (230mg/100g de yacon). O conteúdo do carboidrato inulina (um adoçante natural de baixa caloria) na batata yacon é grande, conferindo à mesma um sabor de pera ou melão.

A inulina (1 kcal/g) tem um conteúdo calórico menor do que o dos outros carboidratos (4 kcal/g), já que são menos digeridos devido ao tipo de ligação química do composto. Por isto, este tipo de batata vem sendo utilizada com pesquisas em diabéticos já que seu consumo parece não aumentar a quantidade de açúcar no sangue.

A menor digestão faz também, com que a inulina chegue quase que integralmente no intestino grosso onde é fermentada pelas bactérias ali presentes. Os ácidos produzidos durante a fermentação são fundamentais para a saúde do cólon e do corpo como um todo.

A yacon também melhora a absorção de cálcio de outros alimentos, como os vegetais. Para tanto, a mesma deve ser consumida na quantidade aproximada de 100g, antes do almoço e do jantar.

Diferente das outras, esta raiz apresenta elevado teor de água, poucas calorias e, ao contrário da maioria das espécies tuberosas que armazenam energia na forma de amido, o yacon tem como principal carboidrato os frutooligossacarídeos.

Como consumir________________________________________________


Se for consumido ao natural (crua), o yacon tem sabor de pêra.

Pode ser cozido e entrar no preparo das refeições como uma batata comum.

Das folhas (uma colher de sopa para um litro de água) pode-se fazer um chá.

RECEITA

"SUCO EMAGRECEDOR E DESINTOXICANTE DE BATATA YACON"



INGREDIENTES

- 1 copo de água mineral ou água de coco
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou 2 colheres de óleo de coco (Veja conteúdo sobre o Óleo de coco)
- 4 dedos ou 5 a 6 cm de Batata Yacon fatiada



MODO DE PREPARO

- Bata tudo no liquidificador e tome em jejum 15 minutos antes do café da manhã


Beijos e até o próximo assunto...

Comentários