APRENDA A COMBATER O ESTRESSE ATRAVÉS DOS ALIMENTOS


É só pintar uma tensão forte, provocada por acúmulo de trabalho, trânsito caótico, discussão em casa e pronto: Você aumenta a ingestão alimentar.

No entanto, um dos pontos de partida, durante ou após situações estressantes, é sempre manter uma dieta equilibrada com carboidratos, proteínas, gorduras, frutas, hortaliças, leguminosas, minerais e fibras.

Esses alimentos podem amenizar a ansiedade e o estresse após ingeridos, provocando uma sensação de bem-estar no nosso organismo pois, contém triptofano que estimula a produção do hormônio serotonina, responsável no controle da fadiga.

O triptofano está presente, nas vitaminas do complexo B, principalmente, na vitamina B6. Você pode encontrar triptofano nas carnes, nos pães, cereais integrais, leite e iogurte desnatados, queijos (prefira sempre os queijos brancos), feijão, lentilha, soja, grão de bico, abacate, gérmen de trigo e levedo de cerveja. É importante não ingerir bebida alcoólica, pois o álcool impede a absorção das vitaminas do Complexo B. Uma dica importante é evitar a ingestão de alimentos ricos em Cálcio, juntamente com alimentos ricos em vitaminas do complexo B. O mineral dificulta a absorção destas vitaminas.

Não pode-se deixar de falar nos alimentos ricos em vitamina C, tais como: mamão, laranja, acerola, brócolis, salsinha, couve-flor, goiaba, kiwi, entre outros. Estes, quando ingeridos, ajudam a melhorar a absorção das vitaminas do complexo B, e também do Ferro. 

Por isso recomenda-se que, para assimilar melhor o Ferro do feijão, é importante ingerir alguma fruta cítrica após (exemplo: laranja).

Sendo também muito importante não ingerir ou ingerir com moderação o chocolate e o café, pois estes inibem a ação da melatonina, um hormônio antioxidante que ajuda a varrer os radicais livres do organismo, proporcionando uma sensação de bem-estar.

Consumir alimentos ricos em minerais como Potássio (encontrados em vegetais de cores escuras); Magnésio (presentes na abóbora e no amendoim) e Selênio (encontrados na noz e na castanha-do-pará) auxiliam também na eliminação dos radicais livres, amenizando os sintomas do estresse.

A ingestão de água é muito importante, pois hidrata nosso organismo.

O consumo diário de aveia auxilia no alívio de estresse, fadiga e tensão, pois contém a avenina, substância com ação relaxante.


Não apenas uma boa alimentação, mas também administrar seu tempo com atividades que lhe tragam alegria e bem-estar, sorrir, escutar boas músicas, e de vez em quando, mudar a rotina, são importantes para combater o estresse.





Até a próxima.....

Comentários