O Cupuaçu e os Seus Benefícios Para a Saúde


O Cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma planta medicinal.
Usos Tradicionais: câncer, catarata, colesterol alto, degeneração macular, diabetes, dores abdominais, hipertensão arterial, libido, perda de peso, resistência física.
Propriedades Medicinais: antioxidante, estimulante, imunoestimulante, nutritivo, rejuvenescedor, tônico cardiovascular, tônico digestivo.
O Cupuaçu estimula o sistema imunológico ao mesmo tempo em que fortalece o organismo em sua capacidade de combater doenças. É uma das poucas plantas da família do Cacau que possui efeito energético sem conter cafeína. Além de beneficiar o sistema imunológico, o Cupuaçu pode diminuir a pressão arterial, aumentar o libido, diminuir o colesterol LDL e até trazer benefícios para a saúde
 da pele e dos cabelos.
A fruta é extremamente rica em antioxidantes, que além de causarem a diminuição nos níveis de colesterol do corpo e melhorar a função cerebral, neutralizam radicais livres, moléculas altamente reativas e fragmentos de moléculas que podem danificar o corpo no nível celular, deixando o corpo suscetível ao cancro, doenças cardíacas e várias outras doenças degenerativas.
Muitas das vitaminas e minerais essenciais encontrados na planta são benéficas para o sistema gastrointestinal e cardiovascular. O Cupuaçu pode proteger o corpo de vários problemas de saúde através da inibição da peroxidação lipídica, que é basicamente um processo que pode causar ruptura das membranas celulares, mutações do DNA, comprometimento do colágeno e elastina, dentre outras consequências.
O Cupuaçu possui inúmeros benefícios para a saúde, sendo rica em nutrientes essenciais, fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas e outras substâncias benéficas. A planta possui polifenóis (fitonutrientes antioxidantes) chamados theograndinas, com propriedades antioxidantes semelhantes às encontradas no Cacau. Também é rico em teobromina, vitaminas A e C e importantes ácidos graxos, aminoácidos, fósforo, fibras e vitaminas B1 nutricionais, B2 e B3 (niacina). Nas sementes do Cupuaçu estão presentes em maior quantidade os ácidos graxos oleicos e esteáricos. Sendo da mesma família do Chocolate, possui também um alto conteúdo de flavonoides.
Os Benefícios da Manteiga de Cupuaçu
A manteiga de Cupuaçu é cremosa e suave. Ajuda a melhorar a elasticidade da pele, retarda o envelhecimento e melhora a capacidade de hidratação da pele (absorver água), proporcionando efeitos de longa duração à peles secas e danificadas. A manteiga de Cupuaçu é adicionada a várias fórmulas naturais de benefício para a pele, protegendo-a contra os efeitos nocivos raios UV-A e UV-B. Esta proteção de amplo espectro permite que a pele danificada recupere melhor, restaurando sua elasticidade e suavidade. O Cupuaçu ainda pode servir como um protetor solar natural, completamente livre de conservantes. A manteiga de Cupuaçu também é calmante para irritações da pele como eczema e dermatite, além de reduzir o aparecimento de rugas.
O Uso do Cupuaçu na Culinária
A polpa da fruta do Cupuaçu ocupa aproximadamente um terço da fruta e é usado em todo o Brasil e América do Sul (principalmente em países que compreendem a Floresta Amazônica) para fazer sucos, sorvetes, geleias e tortas.
A fruta do Cupuaçu é cremosa e possui sabor exótico, sendo ainda é uma fonte primária de alimento na floresta para tribos indígenas e várias espécies de animais, como aves e mamíferos, que ainda ajudam a dispersar as sementes por toda a extensão da Floresta Amazônica. Os frutos amadurecem nos meses chuvosos de janeiro a abril.
História e Curiosidades

As sementes de Cupuaçu foram muitas vezes dadas para pessoas mastigarem, na tentativa de curarem dores abdominais e o suco de cupuaçu era abençoado por xamãs e administrado a mulheres grávidas e a recém-casados que queriam ter filhos.

Os Cupuaçus são árvores de médio porte que atingem de 12 até 20 metros de altura, sendo encontradas naturalmente na Floresta Amazônica. Pertencem a família Theobroma, ou seja, a mesma do Cacau (Chocolate). Para se desenvolverem em boas condições, necessitam do clima específico das florestas tropicais, ou seja, altas temperaturas e umidade, além de grandes quantidades de chuva durante todo o ano.

Receitinha:
Mousse de cupuaçu com chocolate
 Ingredientes:
  • 1kg de polpa de cupuaçú
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite
  • 4 colheres de achocolatado em pó

Modo de Preparo:
  • 1º Ferva por 5 minutos a polpa de cupuaçú e deixe esfriar.
  • 2º Misture no liquidificador o creme de leite e o leite condensado. Logo em seguida coloque a polpa fria e bata bem até incorporar.
  • 3º Em um refratário, despeje a metade do creme e o restante que ficar junte com o achocolatado em pó, bata novamente e logo após despeje o restante em cima do creme branco. Leve a geladeira para gelar e está pronta a receita.


Comentários