Aumente a imunidade das crianças no inverno


No período do outono e do inverno, as baixas temperaturas contribuem para o aumento da incidência de gripes e resfriados. As causas são diversas, mas uma alimentação rica em nutrientes auxilia a resistência imunológica do organismo.
Uma boa ingestão de frutas e verduras, fontes de vitaminas e minerais e importantes aliados do sistema imunológico. Sabemos que estes alimentos nem sempre são bem aceitos pelas crianças, ainda mais no clima frio, no qual a preferência alimentar tende para alimentos mais calóricos a base de carboidratos e gorduras. Os carboidratos ideais são os dos cereais integrais como aveia, pão integral, nozes e castanhas, que, além de energia, fornecem vitaminas e fibras para o organismo.

Algumas dicas para auxiliar na ingestão destes nutrientes:

1. As frutas podem ser oferecidas cobertas com aveia em flocos ou um pouco de chocolate derretido, se forem servidas como sobremesa. Aproveite as frutas ricas em vitamina C: bergamota, laranja, kiwi, abacaxi.

2. Os legumes ficam mais convidativos no inverno quando servidos quentes. Podem ser o recheio de algum pastel de forno ou misturados com ricota e requeijão para se transformarem em um patê delicioso. Sirva com pão integral.

3. As sopas também são uma boa pedida. Faça-as com legumes coloridos: moranga, tomate, couve, milho, batata e acrescente um pouco de cereal integral como a aveia, o arroz integral ou a cevadinha.

4. Os vegetais vão muito bem quando misturados a uma carne picadinha, a uma massa ou a um recheio de panquecas.


5. Não esqueça os líquidos! Mesmo não se transpirando como no verão, a hidratação é importante também no inverno. Os sucos naturais, feitos com frutas da estação como a laranja, o limão e a bergamota, são os acompanhantes ideais das refeições. Um copo por dia de puro suco de laranja já supre as necessidades de vitamina C. Nos intervalos das refeições ofereça também chás, de preferência de frutas secas, como maçã.




Comentários