Aproveite os nutrientes dos alimentos!



Os nutrientes presentes nos alimentos é o que vão garantir à nossa saúde alimentar, e muitas vezes, alguns de nossos hábitos fazem com que perdemos um pouco desses nutrientes.



Bem, agora que você já visualizou a tabela das vitaminas e sais minerais para vocês conhecerem melhor a suas funções e onde encontrar, seguem algumas dicas simples para você aproveitar tudo de saudável que os alimentos podem oferecer:


- Dê preferência por consumir os vegetais crus. Dessa forma preservam-se as fibras, as vitaminas e os minerais, que no cozimento é reduzido. Quando for preciso cozinhar, utilize as panelas à vapor. Os legumes e tubérculos devem ser cozidos com casca, porque a casca funciona como uma barreira de proteção. Além disso, quanto menos picados forem os alimentos, menor a exposição e, portanto, menores são as perdas.

- Prefira o azeite de oliva extra virgem, que mantém as propriedades funcionais deste tipo de gordura. Utilize para temperar saladas, regar refogados prontos, ou seja, não aqueça o azeite, pois dependendo do tempo de aquecimento, ele muda a estrutura. Para frituras é melhor usar o óleo mesmo.

- Beba café em quantidade moderada, o café traz benefícios se consumido na medida certa e malefícios se consumido em excesso. Beba até 3 xícaras de café preto, não ultrapasse isso. Muitas vezes o hábito de tomar cafezinhos mascara a sede e impede o consumo de um copo de água.

- Frutas que podem ser consumidas com casca, como maçã, pêra, laranja (parte branca), não as descasque, pois a maior parte das fibras está na casca, ou em bagaços, etc.

- Evite utilizar panelas de alumínio, pois liberam metal pesado que favorece o envelhecimento. Panelas de inox, antiaderentes, porcelana ou vidro são os tipos mais indicados.

- Alimentos com teor reduzido de gorduras são mais saudáveis e pode ser usados regularmente. Leite e iogurte desnatados, margarina light, gelatina diet, dentre outros, são mais saudáveis do que os convencionais.

- Cuidado no consumo exagerado do café. Prefira consumir o máximo 3 xícaras de café preto ao dia. Pois o café prejudica a absorção do cálcio no organismo.

- Não exagere no consumo de congelados e enlatados, que geralmente são ricos em sódio, prefira sempre o alimento o mais natural possível.

- Na hora da compra, a seleção também é importante. Uma boa aparência dos alimentos assegura uma boa oferta de nutrientes. Frutas e vegetais machucados, batidos ou com picadas de insetos, carnes esverdeadas com textura e odor não característicos são indícios de que estão impróprios para o consumo.


- O consumo de alimentos fonte de vitamina C auxilia na absorção do ferro no organismo.

- Observe a aparência, cor, textura e odor. No caso dos industrializados, recomenda-se não comprar produtos com embalagens abertas e latas amassadas ou estufadas.

- Descongele a comida na geladeira, retirando-a do congelador com certa antecedência.



Até a próxima matéria....

Comentários